...

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

RESENHANDO | Confissões de adolescente - o filme

Paulo está passando por dificuldades financeiras para sustentar as quatro filhas, Tina, Bianca, Alice e Karina, depois que anunciaram um novo aumento no aluguel. Quando ele avisa que eles precisam se mudar do apartamento onde vivem, na Barra da Tijuca, elas se comprometem em ajudar de alguma forma, começando a cortar despesas bobas e ajudando nas tarefas domésticas. Mas enquanto precisam lidar com essa novidade, o quarteto tem ainda outras experiências típicas, relacionadas a idade de cada um delas. Tina vem penando para conseguir um primeiro trabalho, ao mesmo tempo que vem se desentendendo com o namorado riquinho. Bianca, por outro lado, esconde uma relação misteriosa, diferente de sua irmã Alice,  ainda virgem, e as voltas com a famigerada primeira vez. Correndo por fora, Karina é a mais nerd da turma e anda atraindo as atenções de um dos colegas da escola, mas eles ainda não sabem bem ao certo como lidar com isso. Apesar dos conflitos, a união entre elas permanece e as experiências, tudo indica, irão contribuir ainda mais para manter a família unida. - AdoroCinema
    E aí, gente. Tudo bem? Sábado eu fui ver o filme Confissões de Adolescente e resolvi fazer um resenha pra vocês. Primeiro quero esclarecer o porque eu resolvi assistir esse filme e não outros trocentos que estavam em cartaz. Pode não parecer (e muita gente não sabe e não entende), mas eu amo filme nacional com história adolescente. E apesar de eu ser um adolescente, minha mãe ficou perguntando se eu tinha certeza do filme ou se não era melhor assistir Álbum de família (que também eu estou doido para assistir). Mas enfim, acabou que ela foi e gostou, assim como eu. Bora pro post?

   Como todo o filme adolescente ele aborda vários assuntos desse universo meio louco e super complexo vivido por nós. Ele começa com várias confissões feitas e em uma delas você identifica algo que você viveu/vive e isso é muito legal porque mostra uma realidade na história, indicando que o filme inteiro vai ser assim. E realmente é. Não que você veja sua vida inteira na história, mas em algum momento você se identifica. 
    Adaptação da série nacional homônima, o filme conta a história de quatro irmãs, cada uma com seus dilemas e problemas distintos. Esse é outro ponto forte do longa: ele não foca só em uma das irmãs ou só em uma história, ele mostra perspectivas diferentes de faixas etárias diferentes. E quando você se dá conta, tem trocentos parenteses abertos no enredo. Talvez esse seja o defeito mais forte do filme, não da tempo de concluir tudo. 
Foto: AdoroCinema
   Primeiro beijo, virgindade, sexualidade, bullying, pressão familiar, todos esses assuntos cotidianos da adolescência estão presentes no filme. Como a série é de 1994 e muita coisa mudou na estilo de vida e nas prioridades dos jovens, o longa ganhou uma roupagem mais atual, como a presença da relação jovem x internet.
   Com direção de Daniel Filho, o filme é esteticamente muito bem produzido e a escolha do elenco foi muito bem feita. As quatro atrizes que interpretam as irmãs combinam com a personalidade de cada personagem. Eu como fã da Malu Rodrigues (de musicais como O Despertar da Primavera e O Mágico de Oz) também fui ao cinema para poder vê-la no longa. 
   Eu esperava que o filme tivesse mais lições de moral, mais sermões, mas me surpreendi. Deve ser porque o filme é contado do ponto de vista dos problemas e dilemas dos próprios adolescentes. E eu também pensei que o filme seria mais bobinho (não totalmente, levando em consideração quem dirige o filme), e outra vez me surpreendi. Para mim, não tem nada de bobo.

That's all folks!

Nenhum comentário :

Postar um comentário